16 de jun de 2014

CRIATIVIDADE NO ATENDIMENTO - 19 DICAS

Olá, colegas! Tudo bem com vocês?


Hoje, nesta segunda feira fria em Porto Alegre, resolvi refletir e pesquisar sobre o atendimento ao cliente. Ao meu cliente e aos seus também! Percebemos a cada dia que o mercado da beleza está em constante crescimento e com isso a concorrência também aumenta e a oferta para os clientes também, na mesma proporção. Claro que de 10 profissionais, não podemos considerar todos muito bons ou super qualificados, está certo, mas sabe que com o tempo eu aprendi que não basta oferecermos o melhor produto, o melhor corte, a melhor coloração... o cliente quer se sentir bem, o cliente está cada dia mais exigente, sabemos bem disso, pois também somos clientes, não é mesmo???

Eu já trabalhei em alguns salões bem conceituados aqui na minha cidade, mas confesso que alguns deles deixavam a desejar no quesito atendimento... é verdade! Parece que os salões mais simples estavam mais preocupados em receber os seus clientes do que aqueles salões de "grife" onde eu trabalhei... e isso sempre me intrigava, pois sempre prezei muito pelo atendimento e confesso que me esforço bastante nesse sentido.
 
Me parece que os "maiores" já se acomodam e não mais se preocupam em agradar ninguém, (nem mesmo a sua equipe - ABAFA!) afinal, se uma cliente sair, eles tem centenas querendo um espacinho na agenda. OK. pode até ser... mas até quando esses salões vão sobreviver? Ou melhor, até quando vamos perder nossos possíveis clientes para salões famosos, que na maioria das vezes, (entendam... eu não estou generalizando) mal se importam com os seus clientes!?

O que estamos fazendo para ganhar clientes? O que estamos fazendo para manter as nossas clientes? O que estamos fazendo Para encantar as nossas clientes? Será que estamos dando o atendimento que elas merecem? Ou já as tratamos como se fossem de casa??? Muitas coisas a se pensar não é mesmo?

Com o tempo vamos nos acomodando, atendemos, atendemos, atendemos e fazemos tudo isso no automático, afinal é o nosso trabalho, fazemos isso todos os dias... mas vale lembrar que além do nosso trabalho, a nossa profissão é o nosso negócio e precisamos cuidar com muito carinho do que temos... como disse, o mercado está crescendo e a concorrência está à nossa porta!!!

Enfim... Fiz uma pequena pesquisa sobre o que dizem os proprietários de salões mundo à fora, sobre essa questão de atendimento, encantamento, criatividade... e separei 19 depoimentos rápidos de "grandões", falando sobre como podemos mudar o nosso atendimento e de como podemos encantar o nosso cliente usando a criatividade, que cá entre nós, os profissionais da beleza tem de sobra ;)

Essas dicas não servem apenas para os donos de salão, mas para os profissionais da beleza em geral... Maquiadores, Manicures, Cabeleireiros... dentro de cada categoria temos a concorrência e as vezes o "perigo" está na bancada ao lado!

Espero que gostem! Vamos lá?


1 - “Os novos clientes são muitas vezes surpreendidos ao ser cumprimentado pelo nome e bem vindo por todos os membros da equipe. Isso acontece porque nós fornecemos uma lista dos novos clientes para a equipe diariamente, então nossa equipe encontra uma maneira cortês de acolher cada um, sem interromper o serviço. ”

2 -  “Nosso site contém informações sobre cada estilista, incluindo seu nível de experiência, especialidades e interesses. Nós sentimos que isso coloca novos clientes à vontade, e diminui o stress sobre a escolha de um novo estilista. “

3 - “Em vez de pegar um livro ou uma revista de estilo durante as consultas, nós colocamos um iPad e orientamos os clientes à navegar em um portfólio online que criamos. Mesmo que a cliente deseje apenas ter um corte, ela começa a pensar sobre a cor em sua próxima visita ou um novo estilo de unha” 

4 - “Cada membro da equipe de atendimento ao cliente foi atribuído a um grupo de profissionais para quem eles executam serviços de concierge. Por isso, se a visita de um convidado envolve uma ocasião especial, ela necessita de assistência especial ou tem uma limitação, as suas necessidades são satisfeitas prontamente.”

5 - “O “Tour de Experiência” é um passeio de cinco minutos oferecidos para todos os primeiros clientes. Eles são guiados pela  instalação, destacamos nossos vários serviços, apontamos os melhores serviços, introduzimos nossos produtos profissionais e terminamos na área de varejo, onde podem navegar na internet até realizarem o serviço. “

6 -  “Uma vez que os clientes estão agendados, nós enviamos e-mails ou sms 48 horas antes do serviço, o que lhes permite receber um lembrete e confirmarem sua presença. Além do tratamento especial”

7 - “Ao chegar ao BLU, você vai sentir o nosso aroma característico, ouvir a nossa música cuidadosamente selecionada, ser recebido com um sorriso e uma toalha quente e perfumada e ser oferecido uma xícara de chá reconfortante. Ou se é hora do cocktail, você será tentado pelo coquetel do mês de BLU “.

8 - “Temos dois funcionários que atuam como assistentes pessoais com o propósito de garantir total conforto aos clientes, incluindo caminhar-los para o seu carro com um guarda-chuva na chuva ou copiar receitas ou artigos de revistas que eles desfrutaram”.

9 - “Nosso silencioso “Sinkuary” é projetado para melhorar a experiência dos clientes, permitindo-lhes  relaxar em uma sala silenciosa e escura, onde recebem uma massagem  terapêutica de 15 minutos no couro cabeludo”

10 - “Durante os serviços, oferecemos aos clientes bebidas de nossa carta: refrigerantes, água mineral, chá gelado e vinho, bem como frutas, queijos e biscoitos. Eles também gostam de ouvir a nossa lista musical sempre atualizada ou assistir nossa TV. “

11 - “Recentemente, fizemos uma mudança drástica para ser mais pessoal e preciso com cada cliente.  Eliminamos nosso call center e acrescentamos mais funcionários na recepção, onde eles trabalham como uma equipe unida com  nossos prestadores de serviços. “

12 - “Nossa equipe está muito consciente do conceito de serviço 5 estrelas, e nós nos esforçamos para entregar isso para todos os clientes. Estamos muito felizes em dizer que fomos votados o salão n º 1 em Inland Empire of California, nos últimos quatro anos.”

13 -  “Durante uma consulta de um novo cliente, os clientes são apresentados com três sugestões de cortes e cores. Variando de uma leve à drástica mudança. Então nós usamos um portfólio de um iPad para ajudar a confirmar que tanto o estilista e o cliente entendem a aparência desejada. “

14 - “Na sequência de um corte e cor, o profissional ensina os clientes a como eles mesmo podem fazer o serviço em si mesmo. Eles vão explicar quais produtos usar, como usá-los e como usar o pincel e outras ferramentas. Nosso objetivo é que os clientes sejam capazes de mexerem em seu cabelo em casa da mesma maneira como fazemos no salão. “

15 - “O nosso pessoal da recepção dão aos novos hóspedes passeios pelo nosso espaço, destacando cada detalhe. Os hóspedes também recebem uma cópia do nosso mais novo boletim com pelo menos um produto ou serviço apontado para eles a considerar.”

16 - “Todas as bebidas são servidas em estilo restaurante com a logo da Clive and Co. impressa  no guardanapo. Se não temos bebida favorita de um convidado, tomamos nota do mesmo e teremos ela disponível em sua próxima visita. “  
 
17 - “Os clientes que desejam reservar grupo, serviços corporativos, nupciais ou diferenciados são encaminhados para nosso coordenador de eventos especiais, que está disponível sete dias por semana, inclusive fora do horário normal de negócios por telefone celular.”

18 -  “Nossa recepção é treinada regularmente para atender clientes. Nós só contratamos pessoas inteligentes e com experiência para poderem manter um nível de conforto imediato para os clientes“.

19 -  “Nosso treinamento de atendimento ao cliente inclui a leitura obrigatória de uma série de livros e artigos específicos.”


E você o que faz para encantar os seus clientes? Deixe um comentário!

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Um beijo, Amanda ♥ 

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